SISTEMA DE GESTÃO DE FLORESTAS URBANAS

O e-ARBO é um sistema de gestão de florestas urbanas que utiliza um aplicativo para elaboração do inventário florestal gerando informações estratégicas aos municípios. O software é de fácil utilização e manuseio, com custo operacional coerente ao tamanho e perfil dos municípios, alinhando ao conceito de cidades inteligentes e já desenhando para cálculos de carbono. Esta solução facilitará um planejamento urbano a partir de um diagnóstico de florestas urbanas, possibilitando intervenções que vão impactar positivamente na qualidade do ambiente. 

Será possível obter a quantidade de carbono assimilado, indicadores de fitossanidade, avaliação de riscos e informações sobre reflorestamento que possam influenciar no processo de redução da temperatura das cidades, nas reservas de água, purificação do ar, dentre outros. 

Assista ao vídeo abaixo para compreender melhor essa situação

SERVIÇOS

Análise Fitossanitária

Trata-se da avaliação da sanidade do indivíduo arbóreo e do seu grau de comprometimento por agentes degradadores, pragas ou situações adversas, embasado sempre nos protocolos das ISA e da ABNT NBR 16246 e levando em conta aspectos sociais e históricos daquele local.

Nas avaliações mais específicas são utilizados recursos como ultrassonografia e equipamentos de análises laboratoriais.

O propósito dessa análise é decidir a necessidade de ações corretivas justas para garantir ao indivíduo, e ao meio que se encontra, a neutralidade de conflitos urbanos ou, se necessário, até a supressão do indivíduo arbóreo em questão.

Coleta e Amostragem de Material Florestal

Refere-se ao planejamento experimental completo para realização de coleta de material arbóreo, podendo ser superficial ou aéreo e que tenha fins de pesquisa ou ações de coletas rotineiras.

Podem ser práticas de escalada (conforme NR35), coleta de material não destrutivo e coleta tradicional da madeira, com a derrubada dos indivíduos, a depender do planejamento da coleta.

Plano Diretor de Arborização Urbana (PDAU)

Quando a árvore urbana é reconhecida como componente urbano todos ganham.

A elaboração do PDAU é um compromisso legal que as cidades necessitam realizar. Fazer o levantamento da arborização, definir regras, etapas e processos que envolvam a arborização urbana e seus constituintes e situações são aspectos que constituem as diretrizes desse plano

Quantificação e Inventário de Gases do Efeito Estufa (GEE)

Trata-se da realização do inventário dos GEE’s a partir da quantificação de todos os setores e suas emissões, ao nível de indivíduo, residência, bairros ou por Zoneamentos Ecológicos Econômicos.

A metodologia já é utilizada em mais de 500 cidades e conta com diretrizes participativas e indispensáveis, a fim de estabelecer atores ativos. Transformando no final toda essa informação em sumidouro de Carbono das cidades ou empresas.

Assessoria Florestal

Realizamos projetos para inventários florestais, reflorestamentos, recuperação de áreas degradadas, projetos de viveiros florestais, manutenção e poda de arborização urbana, regulação de CAR e propriedades rurais.

Avaliação da Qualidade de Produtos Florestais

Trata-se de oferecer análises químicas, físicas e elementares de produtos como madeira, papel, embalagem, polpa celulósica e carvão vegetal.

A CTC consta com a competência de pessoas especializadas na área de Produtos Florestais e entrega para os clientes resultados, modelos e relatórios técnicos conforme o objetivo das análises, seguindo as normas internacionais da ASTM, Tappi, NREL e a norma brasileira ABNT-NBR.

Educação Ambiental

A CTC desenvolve projetos de educação ambiental baseados nos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) e realiza treinamentos e palestras sob demanda.